sábado, 9 de junho de 2007

Atitude

Chegou a hora de fazer bem, as coisas certas. Apontando objectivos e interesses comuns. Complementando objectivos individuais e colectivos. Definindo tarefas.

O clima de trabalho ideal é aquele onde cada um dos colegas assuma as responsabilidades próprias e não se esqueça de ajudar os outros

Muitos desportistas são apontados como tendo atitudes ganhadoras. Tal como no desporto devemos assentar numa intenção constante de melhoria individual ao serviço do colectivo, tendo em vista atingir desempenhos correspondentes ao máximo potencial que cada um revela. Também, como é óbvio, na vontade que cada um evidencia para se afirmar e ter sucesso.

A atitude ganhadora tem a sua verdadeira expressão sempre que cada um actua de modo a assessorar a qualidade da equipa com que trabalha. Apontando constantemente para o nível de excelência que pretenda alcançar e trabalhando em conjunto com todos os membros da equipa para o conseguirem. E deve assentar muito mais na permanente manifestação de uma vontade indómita de ser cada vez melhor, que propriamente na manifestação verbal do desejo de ter sucesso.

Estabelecer relações pessoais próximas baseadas na confiança. Apontar objectivos parciais e globais ambiciosos mas em simultâneo alcançáveis.Também trabalhar com disciplina. Que cada um faça a sua tarefa da melhor maneira possível, ainda que com uma atenção constante de quem lidera, tendo em vista avaliar se todos os membros do colectivo estão ou não a dar o seu melhor esforço ao serviço do todo. Ser disciplinado, significa afinal desempenhar com entusiasmo a tarefa que lhe está atribuída, querer atingir objectivos claros e ambiciosos, respeitar a autoridade de quem lidera e as diferentes personalidades dos restantes colegas, e assumir de modo responsável as regras da vida colectiva da equipa, ser dedicado e honesto em todos os momentos da vida colectiva e para com todos os restantes colegas.

Falamos muito em objectivos. Devem ser realistas, alcançáveis e possíveis de ser assumidos por todos. Mais do que objectivos comuns, os objectivos devem ser assumidos e compartilhados por todos os colegas. Se assim for, estamos perante uma clara possibilidade de todos cooperarem no sentido de os atingir. Objectivos partilhados facilitam o trabalho colectivo e o sucesso a atingir.

Sem comentários: